HISTÓRICO

    A APEEBA foi criada em 03 de julho de 1987 pelos professores: Geovana Benedita Monteiro Spínola, Iara Maria Lobo, Maria Goreti de Macedo, Ana Maria Oliveira, Maria Eunice Victal e Castro e Guillermo Iglesia Pino, oriundos do Setor de Espanhol do Departamento de Letras Românicas do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia.
    O primeiro estatuto foi discutido e aprovado dia 09 de outubro de 1987 em assembléia ordinária.
    As ações implementadas a partir daí, buscavam intermediar, além de congregar os professores de espanhol do estado em atividades locais, bolsas de aperfeiçoamento da língua na Espanha, inicialmente em Salamanca, através de convênio com o Ministério das Relações Exteriores e da Embaixada da Espanha no Brasil.
    Em 1988, a APEEBA teve um papel fundamental como mediadora nas discussões pela inclusão da língua espanhola na prova do vestibular da Universidade Federal da Bahia e nos encaminhamentos necessários para aquele fim.
    Em 1994, proporciona aos seus sócios o primeiro curso de reciclagem com o apoio do Consulado da Espanha. Ainda naquele ano, teve início o evento intitulado “Viernes Hispánicos”, o qual ocorria periodicamente na UFBA com bastante êxito.
    A partir de 2000, tornaram-se mais frequentes encontros, ciclo de “talleres didácticos”, cursos de atualização, participação em congressos e seminários, bolsas advindas de Espanha e outros países hispânicos para o aperfeiçoamento dos professores associados.
    Em 2005, a APEEBA sediou o XI Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, o qual foi realizado na cidade de Salvador-BA.
    Em 2007 o estatuto da associação foi reformulado, no sentido de atender às necessidades e exigências do novo Código Civil Brasileiro.
    Em 2009, em consonância às ações de âmbito nacional, a APEEBA criou uma comissão permanente de acompanhamento da implantação do espanhol na Bahia, designada COPESBA, para, em conjunto com a sua diretoria, desenvolver, discutir e encaminhar ações necessárias para a efetiva implantação do espanhol no estado da Bahia, a fim de implementar efetivamente a Lei 11.161/2005.